• Flora Travel - Walks and Tours
  • Flowers of Madeira
  • Madeira Island by Flora Travel
  • Santana with Flora Travel
  • Levada Walks with Flora Travel
Go Down

No domingo passado, na nossa excursão a Santana, ao passarmos pelo Faial, uma freguesia predominantemente agricola, deparámo-nos com a XXIV edição da Festa da Anona.
Esta festa corresponde ao primeiro evento no calendário dos certames agricolas regionais e tem como objectivo realçar a importância deste fruto na economia regional.

Anona, um Fruto Subtropical

A anoneira é uma arvore oriunda do Equador e do Peru. A sua introdução na Madeira recua até ao século XVII, na sequência da descoberta de novos territórios.
Actualmente, a cultura deste arvore estende-se por toda a região, sendo que 80% da mesma se concentra nos concelhos de Santana, Machico , Santa Cruz e Funchal. A epoca de colheita inicia-se em Outubro e estende-se até ao mês de Junho, de acordo com a altitude e a localização geográfica.

O Fruto

A anona é um fruto com polpa branca, cremosa e sumarenta. Recentemente, foram feitos estudos que demonstram as suas propriedades benéficas para a saude. Este fruto encontra-se à venda no mercado dos Lavradores e em alguns supermercados. O peso do fruto oscila entre 200 a 300 gramas e o preço por kilo situa-se entre os 2 e os 3 euros.

Anona

O que vimos?

Nesta amostra da anona, foi-nos dada a oportunidade de apreciar algumas das melhores anonas das várias variedades desta cultura, trazidas pelos agricultores deste concelho e de concelhos vizinhos, nomeadamente de Machico, Santa Cruz, entre outros.
Foi também uma oportunidade para saborear alguns dos seus produtos derivados, como o licor, o batido, o bolo, o pudim ou o gelado de anona.

FaLang translation system by Faboba